Servindo como cooperadores de Deus

e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus no evangelho de Cristo, para vos fortalecer e vos exortar acerca da vossa fé


A Bíblia é um Livro maravilhoso e singular. É o Livro mais profundo e mais honesto que alguma vez foi escrito, ao longo das eras da existência humana. É o registo que nos apresenta a realidade, tal como ela é, sem omitir nem acrescentar algo, sem ambiguidades ou abordagens parciais.
É capaz de nos apresentar as mais elevadas virtudes de alguém, ao mesmo tempo que nos mostra as falhas, as limitações e os medos do mesmo, assim como os seus pecados e as iniquidades que invadem o coração, e que se manifestam no seu comportamento. E nesta lista encontram-se patriarcas, profetas, reis, apóstolos, enfim, crentes e não crentes.
A Bíblia é a revelação do carácter de Deus, mostrando-nos de um modo peculiar a verdadeira natureza humana e o propósito pelo qual o ser humano foi criado (Génesis 1: 27; Isaías 43: 7), assim como a razão pela qual será redimido da sua condição miserável (Isaías 60: 21).
Este Livro, para além da sua profundidade única, da sua honestidade e da correcta análise que faz da realidade e da natureza humana, também nos mostra o modo misterioso como o soberano Deus actua na criação, e leva avante o Seu propósito redentor, de salvar a humanidade.
De um modo incompreensível e mesmo intrigante, o grande Eu Sou, cumpre o Seu maravilhoso plano de redimir o Homem e toda a Criação, usando meios e métodos que estão além daquilo que a nossa razão pode abarcar.
Um desses meios é o facto de usar seres humanos, frágeis e inconstantes, limitados e falíveis, como Seus agentes na execução do plano da salvação (Marcos 16:20).
Ele salva, instrui, exorta e edifica o Seu povo, colaborando e cooperando, de forma condescendente, com os próprios redimidos. Isto é, Deus faz dos Seus servos, e filhos adoptivos, cooperadores Seus, pela causa do evangelho.
Paulo diz que Timóteo era um “cooperador de Deus” no evangelho de Cristo. Esta designação não foi atribuída unicamente a Timóteo. Na perspectiva teológica de Paulo (e de todos os apóstolos), todos os verdadeiros filhos de Deus são cooperadores, na propagação do evangelho (1 Coríntios 3:9; Filipenses 1:5; 4:3) e na promoção do reino de Deus (Colossenses 4:11).
Tanto no grego, assim como no latim, e em português, o verbo “cooperar” é um verbo composto. Significa “trabalhar com”, “trabalhar juntamente com”, “edificar em conjunto”, “erguer num esforço comum”.
Isso leva-nos a uma clara compreensão do que significa “ser um cooperador”. Portanto, um cooperador é:
- alguém que participa e contribui para o alcance do objectivo comum;
- alguém que investe na edificação de todo o corpo de Cristo, não como um observador exterior, que faz o diagnóstico e que detecta os problemas, as falhas e mostra o que deve ser feito, antes, é alguém que participa no processo do alcance de soluções, apoiando os outros a fim de atingirem a sua maturidade espiritual;
- alguém que reconhece as suas limitações e, por isso, respeita e valoriza o contributo dos outros, sentindo-se enriquecido por eles; é submeter os interesses individuais aos colectivos, contribuindo para a edificação do corpo (1 Cor. 10: 23, 24). Ser um cooperador é ser um exemplo de fé, de humildade e de santidade.
Cresçamos, todos, como servos de Cristo, contribuindo para a edificação mútua, cooperando uns com os outros na promoção do reino do nosso Senhor, glorificando a Deus no nosso viver, expressando o nosso amor ao próximo através do exercício de boas obras e da proclamação da mensagem da salvação ao perdidos. Sejamos todos cooperadores de Deus.
Soli Deo gloria.