Como lidar com o sofrimento?

 

1 Pedro 4:12-19 

Há um mal indizível neste mundo e dor e sofrimento inacreditáveis. Quando vemos isto, somos levados a fazer a mesma pergunta feita várias vezes pelo povo do Antigo Testamento: Por que os ímpios prosperam e os justos sofrem? Existem poucas pessoas que, em meio ao sofrimento, conseguem dizer: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1.21). Isto exige um profundo entendimento do caráter de Deus e uma profunda confiança na sua bondade e presença.

 

É provável que Pedro tenha escrito esta carta pouco antes ou depois do incêndio de Roma, e no começo dos horrores de um período de 200 anos de perseguição aos cristãos. O sofrimento cristão constitui o tema principal de 1 Pedro 4.12-19, e é tratado de várias maneiras: como um meio de testar o cristão (v. 12), como um motivo de alegria (v. 13b), como um caminho para participar do sofrimento de Cristo (v. 13a), como forma de glorificar a Deus (v. 16), como inútil se merecido por razões não-cristãs (v. 15), e como o início do juízo de Deus (v. 17), que será mais difícil para seus algozes do que para os cristãos (vv. 17b-18). Nesta passagem, portanto, Pedro apresenta-nos como devemos reagir diante dos sofrimentos:

 

1. Não estranhe o sofrimento (1 Pe 4.12). O primeiro fator que nos ajudará a atravessar as mais difíceis provações é esperar por elas. As provações e perseguições não devem ser vistas como incomuns ou “estranhas” para o cristão. Pedro diz-nos que devemos considerar o sofrimento parte normal da caminhada com Cristo. Não temos direito de esperar ser tratados com mais consideração do que nosso Salvador o foi (1Pe 2.21). Todos que desejam ter uma vida piedosa em Cristo Jesus são perseguidos (2Tm 3.12). Aqueles que identificam-se abertamente com Cristo tornam-se alvo de ataques violentos. O próprio Senhor Jesus deixou isto claro: No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33). O apóstolo João é enfático: Irmãos não vos maravilheis se o mundo vos odeia (1Jo 3.13). E Paulo igualmente quando disse que “… através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus (At 14.22b).

 

Embora Pedro esteja a focar a perseguição como consequência de nossa fé e identificação com Jesus Cristo, a expressão “ardente prova”, em 1 Pedro 4.12, pode referir-se a qualquer tipo de problema ou aflição. Em 1 Pedro, a ardente prova é símbolo da aflição destinada por Deus para purificar-nos. Como lemos no livro dos Salmos: “Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata” (Sl 66.10). O sofrimento é um meio para testar o cristão. O sofrimento revela a verdadeira fé daquela que é mera imitação.

 

Pedro não reconhece qualquer conflito entre a glória de Deus e o sofrimento que há neste mundo. Nossas provações não são sem propósito. O Deus que remiu-nos considera nossa alma mais preciosa do que ouro, e assim como o ouro é refinado pelo fogo, nós também somos refinados. Apesar de sofrermos por um momento, o objetivo de Deus é a nossa redenção, não a nossa destruição. 

 

2. Alegre-se no sofrimento (1 Pe 4.13-14). Isto lembrar-nos das palavras do Senhor Jesus nas Bem-Aventuranças: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mt 5.11,12). Tiago diz que devemos ter motivo de toda a alegria o passarmos por diversas provações (Tg 1.2–4). Os apóstolos consideraram um privilégio sofrer pelo nome Cristo (At 5.40,41). Paulo diz: Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele (Fp 1.29). Esta é uma das exortações mais desafiadoras da Bíblia.

 

Pedro não está dizendo que os crentes devam ter uma atitude masoquista em relação ao sofrimento. Nenhum cristão deve alegrar-se com o comportamento diabólico, desumano e perverso dos perseguidores da igreja de Cristo. Nossa alegria não está ligada à dor ou à dificuldade em si mesma, mas no soberano propósito de Deus em nossas vidas. Não nos alegramos por ter uma dor de cabeça. Não nos alegramos por ter um cancro nos consumindo. O que nos alegra é a presença de Deus no meio de nossa dor. Deus nunca prometeu, a qualquer um de nós, que jamais iríamos para o vale da sombra e da morte. O que Ele prometeu é que iria connosco (Sl 23). Nós temos um bom pastor, sua presença e consolação. “Isto não significa que somos removidos da arena da dor, mas que somos sustentados por Deus na arena da dor” (Sproul). É nas nossas fraquezas que o poder de Cristo melhor revela-se em nós e através de nós (2 Co 2.9). A graça de Deus capacita-nos a lidar com o sofrimento, sem perdermos a alegria nem a doçura (2Co 12.10). Não estamos sozinhos. Cristo prometeu estar connosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20).

 

Se os crentes forem fiéis em aceitar o sofrimento e a perseguição como Jesus aceitou, então quando Ele voltar eles se alegrarão com uma intensidade que sobrepuja a todas as outras alegrias. O privilégio de participar dos sofrimentos de Cristo deve ser motivo de grande alegria (4.13). Não podemos ser coparticipantes dos seus sofrimentos redentores; apenas ele levou os pecados dos homens sobre si. Podemos, contudo, participar da rejeição e opróbrio que ele suportou e receber em nosso corpo os ferimentos e cicatrizes que os ímpios ainda desejam infligir em nosso Senhor. Neste sentido, nos identificamos com Cristo (Rm. 8.17; 2Co 1.5; Cl 1.24). 

 

Se um filho de Deus já é capaz de alegrar-se hoje em meio ao sofrimento, quanto maior não será seu regozijo na revelação da glória de Cristo. Aqueles que sofreram por amor a ele serão honrados com ele nesta ocasião (4.13). Como escreveu Paulo “… os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8.18b). Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (2Co 4.17). Paulo ainda escreve: … se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados (Rm 8.17b). No céu, nossas lágrimas serão enxugadas, nossa dor passará. Não haverá nem luto, nem pranto, nem dor (Ap 21.4). Esta é a grande esperança cristã.

 

Há ainda mais uma razão para reagirmos com uma atitude de alegria em face da perseguição por pertencermos a Cristo: O Espírito Santo repousa sobre nós de uma forma especialmente poderosa (1 Pe 4.14). Pedro chama o Espírito Santo de “o Espírito da Glória”. No Antigo Testamento, a glória significava a presença de Deus ilustrada na sarça ardente, na intensa presença de Deus sobre o monte Sinai, na coluna de fogo que guiou os israelitas no deserto e na nuvem que encheu o tabernáculo e o templo. O crente é a habitação do Espírito Santo (Rm 8.9), mas este repousar do Espírito Santo é uma graça e presença especial. Somente Ele pode dar-nos a graça que é suficiente para atender as exigências de nosso sofrimento.

 

3. Não sofra por razões não-cristã (1 Pe 4.15). Nem todo sofrimento é segundo vontade preceptiva de Deus (4.19) e nem todo sofrimento glorifica a Deus (4.16). Há sofrimentos provocados pelo próprio homem (4.15). O texto sagrado menciona quatro males pelos quais nunca devemos sofrer. Um cristão não deve ser culpado de matar, roubar, de ser um malfeitor ou até mesmo ser alguém que intromete-se de forma injustificada em negócios alheios. As consequências destes atos não glorificam o nome de Deus, mas apenas envergonham o testemunho de Cristo. Um cristão não deve trazer sofrimento para si por ter praticado o mal (4.14). O cristão não pode ser um causador de confusão. Ele respeita a vida alheia, os bens alheios, a honra alheia e a privacidade alheia (4.15; 2Ts 3.11). É vergonhoso para um cristão ser acusado e condenado num tribunal por estes pecados e crimes.

 

4. Glorifique a Deus no seu sofrimento (1 Pe 4.16). Os cristãos devem sofrer de maneira a trazer honra a Deus em vez de descrédito. O cristão pode glorificar a Deus com este nome em todas as tribulações. Não há desonra nenhuma em sofrer como cristão. Este princípio é válido mesmo que implique “perder negócios, a reputação ou o lar; ser abandonado por pais, filhos e amigos; ser incompreendido, odiado e até perder a vida”. 

 

5. O sofrimento do cristão é pedagógico (1 Pedro 4.17, 18). O juízo de Deus começa dentro da igreja (4.17,18). Antes de tratar com o mundo, primeiro Deus trata com a igreja. No Antigo Testamento, a "casa de Deus" refere-se ao templo, mas agora o povo de Deus é o seu templo (1 Pe 2.4-10). O julgamento que começa na casa de Deus aqui não é punitivo, mas purificador e santificador. Este julgamento pode ter o propósito de purificação (Hb 12.9-11) ou de fortalecer a fé (1.6, 7). Não refere-se a condenação, mas a limpeza e correcção da igreja pelas mãos amorosas de Deus. Portanto, devemos avaliar nossas próprias perseguições dentro do grande contexto da obra de purificação e aperfeiçoamento que Deus faz em sua Igreja. Poderá haver ocasiões em que Deus, como um Pai amoroso, precise disciplinar-nos (como correção por causa do pecado ou) para que o sirvamos com mais fidelidade (Hb 12.5-13).

 

A perseverança é a evidência de que você realmente pertence a Cristo (Hb 3.12-15; 1 João 2.19). Aqueles que não permanecem com Cristo quando são testados pelo sofrimento pertencem “aos que não obedecem ao evangelho de Deus”, os quais serão julgados e condenados (1 Pd 4.3-5). 

 

O profeta Daniel descreve uma época em que um dos governantes dos últimos dias “proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo” (Dn 7.25). A questão crucial para você nestes dias — e naqueles dias — é você perseverará? Tendo em vista as tentações e os perigos aos quais os cristãos estão sujeitos, só o milagre da graça divina pode preservá-los até chegarem ao reino celestial (MacDonald, W. 2011).

 

Com base em provérbios 11.31, Pedro levanta a seguinte questão: se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? Pedro conhecia a sequência do julgamento de Deus para esta época, que começa connosco e atingirá os in­crédulos numa fúria total e final (muitíssimo diferente da disciplina e depuração por que passamos). Pedro usou este contraste para dar-nos a correta perspectiva do processo global (vide 2 Ts 1.4-7). É muito melhor suportar o sofrimento enquanto o Senhor purifica e fortalece a igreja do que suportar o sofrimento eterno do incrédulo no lago de fogo.

 

6. Confie em Deus no sofrimento (1 Pe 4.19). O sofrimento é, em última análise, parte da “vontade de Deus”, e os crentes devem, portanto, “confiar suas vidas” a Ele, visto que Ele é o “Criador fiel” e “para aqueles que amam a Deus, todas as coisas contribuem para o bem” (Rm 8.28). Deus governa sobre tudo o que acontece em nossas vidas (ver 1 Pe 3.17).

 

Deus é o nosso Criador amoroso e fiel. Devemos confiar nossas vidas inteiramente a ele, assim como Jesus fez quando sofreu. “O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” (1 Pedro 2.23). 

 

O sofrimento não deve ser usado como desculpa para pecarmos. O sofrimento é uma oportunidade para nos entregarmos a Deus e fazermos o bem aos outros, dando testemunho da nossa fé (4.19b). O cristão não deve pensar que o seu sofrimento é algo que aconteceu de modo acidental. Deus permitiu-a e designou-a para provar-nos, purificar-nos e limpar-nos.

 

Deus é fiel e totalmente digno da nossa confiança. Não podemos julgar a bondade e o poder de Deus antes de vermos os novos céus e a nova terra, onde a dor é banida, o sofrimento é aniquilado e a morte é expulsa para sempre. Deus é soberano até mesmo sobre nosso sofrimento e dá alívio em seu bom tempo (1 Pe 4.19); “depois que tiverem sofrido por um pouco de tempo, ele os restaurará, os sustentará e os fortalecerá, e os colocará sobre um firme alicerce” (1 Pedro 5.10).

 

Se acreditarmos que o nosso sofrimento é resultado do acaso, à parte da vontade de Deus, somos as pessoas mais miseráveis do mundo. Mas se confiamos que há um propósito de Deus em nossa dor, ainda que não tenhamos todas as respostas, seremos capazes de dizer com Jó: “eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19.25). Ou, então, como testemunhou o profeta Habacuque: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que dececione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” (Hb 3.17-19).

________

Referências: Achtemeier, P.J. 1996. 1 Peter: a commentary on First Peter E. J. Epp, ed. Minneapolis, MN: Fortress Press. / Arndt, W., Danker, F.W., et al. 2000. A Greek-English lexicon of the New Testament and other early Christian literature, p.47. / Barnes, A. 1884–1885. Notes on the New Testament: James to Jude R. Frew, ed. London: Blackie & Son. / Bray, G. ed. 2000. James, 1-2 Peter, 1-3 John, Jude. Downers Grove, IL: InterVarsity Press. / Crossway Bibles, 2008. The ESV Study Bible, Wheaton, IL: Crossway Bibles. / Holmer, U. 2008. Comentário Esperança, Primeira Carta de Pedro. Curitiba: Editora Evangélica Esperança. / Kistemaker, S.J. 2006. Epístolas de Pedro e Judas. SP: Editora Cultura Cristã. / Louw, J.P. & Nida, E.A. 1996. Greek-English lexicon of the New Testament: based on semantic domains, 1, p.767. / Lopes, H.D. 2012. 1Pedro: Com os Pés no Vale e o Coração no Céu. SP: Hagnos. / MacArthur, J. 2003. O poder do sofrimento. RJ: CPAD. / MacDonald, W. 2011. Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento. SP: Mundo Cristão. / Moo, D. J. 2018. The Letters and Revelation (Em D. A. Carson, ed. NIV Biblical Theology Study Bible. Grand Rapids, MI: Zondervan, p. 2245–2246. / Sproul, R.C., 2016. Estudos Bíblicos Expositivos em 1 e 2Pedro. SP: Cultura Cristã.

 

Pastor Leonardo Cosme de Moraes